logo RCN

Moradores reclamam de lixo descartado próximo de escola

Moradores da Rua Bahia no Bairro São João em Correia Pinto estão insatisfeitos com o entulho e o lixo, que segundo eles é descartado pela Escola Básica João Paulo I. Direção discorda.

Moradores da Rua Bahia no Bairro São João em Correia Pinto estão insatisfeitos com o entulho e o lixo, que segundo eles é descartado pela Escola de Educação Básica João Paulo I. Eles explicam que a prática de descartar lixo e entulho nas proximidades do ginásio de esportes da escola é recorrente. Segundo os moradores, a direção da escola já foi procurada no fim do ano passado, onde na oportunidade, foi informado diretamente ao diretor sobre a insatisfação dos mesmos sobre a prática.

"Ainda no ano passado, por duas vezes estivemos pessoalmente conversando com o diretor, logo depois, uma equipe da prefeitura retirou parte do material que estava depositado do local", disse o morador Eder Lemos.

O morador Alcione Lourenço, explica que o material ali descartado favorece a proliferação de ratos e que em dias de calor o cheiro desagradável é forte, "Este entulho deveria ficar em um local apropriado e coberto, não em frente às residências", disse.

A preocupação de outro morador, Valdecir da Silva, é com o acumulo de água nos recipientes descartados, "Em plena época de combate ao mosquito da dengue, é um absurdo este entulho aqui acumulando água, a escola deveria dar exemplo", desabafa.

Como é possível verificar na imagem, além de lixo orgânico, ali também foi depositado lixo eletrônico, como monitores de computador, até uma privada foi descartada no local.

Os moradores esperam uma solução, "Gostaríamos que este local fosse fechado, ou até mesmo que se plantasse um jardim, com toda certeza nós moradores seriamos voluntários para auxiliar a escola na execução de um projeto assim. É a frente de nossas casas que está sendo prejudicada, basta olhar a frente da escola, lá tem um jardim, porque nesta parte que também pertence à escola não pode ser igual?", indagou Eder Lemos.

Os moradores relatam que durante as férias escolares, eles mesmos limparam e organizaram o espaço, neste período o local permaneceu limpo, bastou o início das atividades na escola para que a área novamente se transformasse em depósito de entulho e lixo.

A direção da escola discorda dos moradores

A direção da escola discorda dos moradores, segundo o diretor Jean Toni, a escola não descarta este tipo de material no local, "O nosso lixo é devidamente ensacado e disponibilizado em um local próprio, onde a empresa responsável coleta nos dias estabelecidos. Com relação ao lixo eletrônico, a escola deposita em uma sala fechada até a empresa especializada contratada pelo estado passar para coletar e dar a destinação correta", afirmou. Segundo as funcionárias responsáveis pela limpeza da escola, são moradores das redondezas que utilizam aquele espaço para descartar resíduos.

Jean Toni salienta que a escola também está preocupado com o espaço em questão, tanto, que está articulando um projeto para que nesta área seja implantado um estacionamento, assim, com o espaço organizado, talvez o problema seja sanado.

O NT entrou em contato com a ADR (Agencia de Desenvolvimento Regional) de Lages expondo o problema e questionando sobre o andamento do projeto do estacionamento da escola. A ADR através de sua assessoria nos respondeu dizendo que em poucos dias o responsável pelo setor de infraestrutura escolar estará na escola verificando medidas possíveis para resolver a questão.

Os resíduos foram retirados na tarde desta quinta-feira (25).

Morro do Perau terá duas pontes em concreto Anterior

Morro do Perau terá duas pontes em concreto

Identifique-se e evite multas Próximo

Identifique-se e evite multas

Deixe seu comentário