logo RCN
Redação

Uma vida dedicada ao Meio ambiente

  • Arquivo pessoal - Marcia Ferreira Zart nasceu e mora em Ponte Alta

Marcia faz parte do Instituto Lixo Zero Brasil, como embaixadora e trabalha com projetos ambientais.

Marcia Ferreira Zart nasceu em Ponte Alta e sempre residiu no município. Ela é bióloga de formação, sendo professora de Ensino Fundamental Anos finais e de Ensino Médio. Lecionou também na disciplina de Educação Ambiental para graduandos.

Hoje faz parte do Instituto Lixo Zero Brasil, como embaixadora, e trabalha com projetos ambientais, atualmente está na secretaria do Meio Ambiente na Prefeitura de Ponte Alta.

Enquanto professora sempre gostou de trabalhar com o meio ambiente nas suas aulas.  Quando encerrou as atividades na escola, procurou algo que desse continuidade às experiências de sua vida profissional e que estivesse ligado ao meio ambiente. 

Sua escolha como formação foi a questão ambiental, o cuidado com a preservação da natureza, das plantas, com a água, com os impactos que o ser humano pode causar no planeta, de como nossa rotina pode impactar no ambiente.

“Quando estudamos sobre algo que nos faz entender cada vez mais sobre tudo, nos motiva a buscar mais experiências de vida. Entender como nos relacionamos com a natureza e o que isso traz de benefícios com nossas boas práticas, nos motiva a atuar como uma semente disposta a germinar em qualquer lugar”, enfatiza Marcia.

O trabalho na educação sempre foi muito gratificante para Marcia, ela explica que este trabalho traz muito aprendizado – “a convivência diária na escola nos fortalece como profissional dentro e fora dela”, conta.

Marcia desenvolveu seu Trabalho de Conclusão do Curso de Biologia na área de Meio Ambiente, os impactos da postura no descarte de resíduos a partir do lixo que geramos e suas consequências.

E vieram muitas ações práticas para evidenciar o quanto nós seres humanos estamos despreparados para mudar nossa postura, nossos hábitos.

Marcia lembra com saudades do grupo de adolescentes que tinha na escola, e que toda semana se encontravam no laboratório para planejar seu Projeto Ambiental. 

Nesse período, foram saídas a campo para ações de limpeza, plantio de flores, projeto de reciclagem, visitas técnicas em cidades vizinhas para conhecer outras realidades, entre tantos outros momentos, sempre com diversão e otimismo. Hoje esses alunos já seguem seus rumos, alguns já na faculdade, ou com suas escolhas pessoais.

E foi em busca de algo pessoal, que Marcia encontrou no Instituto Lixo Zero Brasil, uma inspiração para continuar como ativista ambiental, e levar sua mensagem de cuidado com o meio ambiente além da escola. 

“Pensar que estamos de passagem pelo nosso mundo, me leva a ter como propósito, viver de uma maneira voltada às coisas simples, e que somos mortais não precisamos de tanto para nossa existência. Como profissional tenho anseios para com a minha cidade. Trabalho com projetos voltados ao meio ambiente, Educação Ambiental, Reciclagem, valorização de espaços naturais, patrimônio histórico. Sempre na expectativa de despertar nas pessoas, o cuidado pelas coisas, as boas práticas no dia a dia. Seguimos no nosso objetivo em busca de uma vida saudável e com o necessário para se viver”, finaliza Marcia Zart. 

Final histórica do Campeonato Estadual de Futsal em Coreia Pinto Anterior

Final histórica do Campeonato Estadual de Futsal em Coreia Pinto

Chuvas causaram muitos prejuízos em Correia Pinto Próximo

Chuvas causaram muitos prejuízos em Correia Pinto

Deixe seu comentário