logo RCN
Redação

Chuvas causaram muitos prejuízos em Correia Pinto

Somente na agricultura e pecuária foram prejuízos de quase R$ 3 milhões

Nos últimos meses, o município de Correia Pinto vem sofrendo com as fortes chuvas, as quais trouxeram muitos transtornos e prejuízos. Em determinados períodos, chegou a chover num único dia o volume acumulado de um mês, provocando inundações nas áreas próximas aos rios e enxurradas nos bairros.

Segundo dados de registro do nível do Rio Canoas, no mês de outubro chegou 7,80 m e no último período em 16 de novembro, ultrapassou 9,00 m, represando os ribeirões que cruzam o perímetro urbano e alagando diversas ruas no Centro e bairros.

A última vez que tais níveis atingiram esse patamar foi na enchente de 1983. Os prejuízos na agricultura e pecuária estão sendo contabilizados pela Epagri, mas, estima-se que ultrapasse 2 milhões e novecentos mil reais. Praticamente todas as comunidades do interior foram afetadas, seja pela erosão nas estradas, quedas de barreiras ou mesmo, pela submersão e destruição de pontes, bueiros e aterros.

Na área urbana, foram afetadas 231 famílias, totalizando 630 pessoas. Em abrigos públicos provisórios, ficaram alojadas 37 famílias com 122 pessoas, em sua maioria do Bairro Nossa Senhora Aparecida.

A Defesa Civil vem realizando atendimento humanitário, entregando no período 231 cestas básicas, 231 kits de limpeza das residências, 630 kits de higiene pessoal e água mineral. Algumas famílias permanecem nos abrigos da prefeitura e devido à chuva que não para, a Defesa Civil Municipal vem monitorando tanto os níveis dos rios, como as encostas de morros que, devido à saturação do solo, causam preocupação de desmoronamento.

 O Coordenador da Defesa Civil Municipal, Sr. Josmar da Silva, informa que devido ao grande número de ocorrências, a capacidade de resposta da Defesa Civil Municipal foi sobrecarregada e muitos trabalhadores das Secretarias da Agricultura, Mobilidade Urbana, Obras e Assistência Social, trabalharam muito, especialmente na remoção de pessoas, animais e móveis das residências atingidas.

O Prefeito Edilson Churiço também tem auxiliado as equipes, tanto no interior como nos bairros. A Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e voluntários têm tido papel muito importante no resgate e auxílio. Lembrando que em caso de doações de roupas, móveis e alimentos, as pessoas devem procurar a Secretaria de Assistência Social no telefone 3243-3842 ou 99178-4071 (Neusete). Em caso de solicitações de ajuda na remoção de pessoas e móveis a Secretaria de Obras 3243-3095 ou 99151-1878 (Churiço), Secretaria de Mobilidade Urbana 99118-0039 (Dieguinho) e Agricultura 3243-2070 ou 99117-7229. Corpo de Bombeiros 193, Defesa Civil 199 e Polícia Militar 190.

Uma vida dedicada ao Meio ambiente Anterior

Uma vida dedicada ao Meio ambiente

FoodeLife oferece opções de alimentação saudável em Correia Pinto Próximo

FoodeLife oferece opções de alimentação saudável em Correia Pinto

Deixe seu comentário