logo RCN

Tramita na Alesc projeto que autoriza o pagamento de tributos e multas estaduais por meio de cartão de débito ou crédito

  • Divulgação -

O PL de autoria do deputado Matheus Cadorin (Novo) segue agora para as próximas etapas de votação na Alesc.

A Comissão de Assuntos Municipais aprovou o projeto que permite aos catarinenses pagar tributos municipais com cartão de crédito ou débito. A proposta busca facilitar a vida do contribuinte e modernizar a arrecadação. O PL segue agora para as próximas etapas de votação na Alesc.

A Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei (PL) 3/2024, de autoria do deputado Matheus Cadorin (Novo), que autoriza o pagamento de tributos, impostos, taxas e multas estaduais por meio de cartão de débito ou crédito.

A proposta recebeu parecer favorável do relator, deputado Napoleão Bernardes (PSD), que destacou o caráter prático da medida. Para ele, a iniciativa “tem o potencial de favorecer a arrecadação”, ao oferecer mais conveniência ao contribuinte sem gerar novos custos ao governo.

Cadorin reforçou que o projeto representa “uma via de mão dupla”, beneficiando Estado e cidadãos. Segundo o parlamentar, a possibilidade de pagar com cartão facilita o planejamento financeiro, permite o parcelamento e pode até gerar vantagens adicionais ao contribuinte, como o acúmulo de milhas no cartão de crédito.

Durante a discussão, o deputado Nilso Berlanda (PL) questionou a aplicação da medida para empresas que recolhem ICMS e manifestou apoio à proposta, afirmando que “muita gente poderá se beneficiar”, além de defender que o governo sancione o projeto rapidamente após a votação em plenário.

O que prevê o PL 3/2024
O texto permite que tributos estaduais — incluindo impostos, taxas e multas — possam ser quitados com cartão de débito ou crédito, ampliando as formas de pagamento disponíveis ao contribuinte.
De acordo com o relator, a mudança facilita a vida do contribuinte, estimula a regularização de débitos e melhora o fluxo de arrecadação estadual, sem qualquer aumento de despesa para o Estado.


Tramita na Alesc projeto que autoriza o pagamento de tributos e multas estaduais por meio de cartão de débito ou crédito Anterior

Tramita na Alesc projeto que autoriza o pagamento de tributos e multas estaduais por meio de cartão de débito ou crédito

Celesc mobilizou 268 equipes no primeiro dia de ciclone Próximo

Celesc mobilizou 268 equipes no primeiro dia de ciclone

Deixe seu comentário