logo RCN

Última entrevista de Vânio como prefeito

  • Nossa Terra. -

Vânio fala do que espera da nova administração em 2017.

O prefeito de Correia Pinto Vânio Forster nos recebeu em seu gabinete para conceder a última entrevista ao Jornal Nossa Terra nestes oito anos de mandato. Ele fez uma avaliação e lembrou as principais ações realizadas em prol do desenvolvimento do município, mas principalmente o que ele conseguiu fazer pela família correiapintense. Vânio fala do que espera do novo prefeito Celso Rogério.

 

JNT: Como o Senhor deixa a prefeitura após oito anos no poder? 

Vânio: Graças a Deus de cabeça erguida, muito erguida, juntamente com a minha família. Vou poder caminhar em todos os bairros da minha cidade, todas as ruas, visitar o comércio, entrar em todos os locais, porque nós, além, de recuperar o crédito de Correia Pinto perante a sociedade resgatamos a autoestima do nosso povo, e lá fora, não só na região, mas em Santa Catarina e no Brasil, todos passaram a falar bem e reconhecer Correia Pinto, como referência. Orgulho maior que este não existe, é isto que estou deixando para a nossa comunidade.

Estou deixando as finanças e toda a administração da prefeitura, na mesma proporção quando da minha reeleição. É só seguir administrando dia 02 de janeiro, normalmente.

Este será o grande legado que vou deixar para a futura administração de Correia Pinto. Certidões todas em dia, nenhuma negativada, todas positivas. A próxima administração poderá começar a assinar os convênios já a partir do primeiro dia da sua gestão.

Dia 10 de janeiro já tem o primeiro repasse do FPM para custear a máquina. Nada disso estará bloqueado, evidenciando o sucesso da minha gestão e o meu comprometimento em deixar tudo pronto para o próximo prefeito. 

 

APROVAÇÃO:

Nós temos dados que mostram o quanto a população aprovou nossa administração, alcançamos índice de 62%. Qual o seu significado disso? É que foi aprovado o nosso jeito de cuidar de Coreia Pinto, com respeito a todos, falando a verdade, não enganando ninguém. Após oito anos de mandato, alcançar este percentual, um dos maiores percentuais de prefeitos em Santa Catarina nos deixa muito feliz e com a certeza do dever cumprido.

JNT? Estamos vivendo o tempo da Transparência. O que o Senhor pode falar a respeito.

Vânio: Correia Pinto é o 3º município em transparência pública em Santa Catarina e o 5º no Brasil. Quem atesta o que estou falando e a CGU - Controladoria Geral da União. Fui recebido em Brasília na sede do órgão para Correia Pinto ser agraciado com esta honra.  Há muito tempo não existe mais carta convite na prefeitura de Correia Pinto, tudo é pregão, vence quem oferece o melhor preço.  

JNT: Como o prefeito diplomado Celso, receberá a Prefeitura?

Vânio: Como eu recebi em 2013 na minha reeleição. Da forma que eu deixei o meu primeiro mandato para iniciar o segundo, estou deixando para o prefeito Celso. Uma prefeitura sem dívidas e com as  certidões em dia. Isto é fundamental para uma administração pública. Pode começar a conveniar com o governo federal e estadual, já em janeiro. Toda a frota a disposição, pronta para trabalhar. Com os salários em dia dos servidores. Em resumo, vai pegar com tudo funcionando, totalmente diferente de quando eu assumi em 2009.

JNT: E a duplicação da BR-116?

Vânio: Evoluímos muito e rápido. É uma obra complexa, depende de muitos órgãos governamentais e não governamentais e conseguimos já estar com a autorização para a Auto Pista Planalto Sul, a Arteris, iniciar o projeto. O Superintendente César Sass tem sido juntamente com os prefeitos um grande lutador. Os resultados, estamos conseguindo.  Correia Pinto graças ao nosso engajamento no GPT - Grupo Paritário de Trabalho terá 10 km de duplicação no nosso perímetro urbano. Isto está garantido, ninguém mais nos tira esta conquista. Graças às inúmeras reuniões que fizemos no Ministério dos Transportes e ANTT. Este é o planejamento que elaboramos e já recebemos a confirmação do Governo federal. O maior entrave neste momento são as licenças ambientais, mas a equipe da Auto Pista já está programada. 

Agora cabe a administração que se inicia no próximo ano continuar tudo o que deixamos pronto, participar das reuniões e não perder os prazos e o espaço que Correia Pinto conquistou junto ao GPT e ao Governo Federal. 

JNT: E o Aeroporto?

 

Vânio: Agora está na reta final. Falta pouco para decolar. A burocracia nos judiou muito, a do dia-a-dia para o funcionamento da máquina pública e as normas nacionais e internacionais de liberação voo.

Mas principalmente nos dois últimos anos evoluímos bastante. O terminal está pronto, com esteira e aparelho de raios-X, que vistoria as bagagens, elevador, central de combate a incêndio, acesso alternativo da pista principal asfaltado, para casos de emergência. O caminhão de bombeiros, especial de aeroportos, valor superior a R$ 2 milhões já está adquirido. Atualmente encontra-se emprestado ao aeroporto de Lages. No que iniciar o nosso, será resgatado. Já temos bombeiros preparados para atendimento a aeroportos, realizamos todos os treinamentos. A ANAC e a FAB, já iniciaram as vistorias de homologação do aeroporto. Está faltando muito pouco para a inauguração.     

JNT: E a frota? 

Vânio: Preocupa-me como será a gestão do novo prefeito, quando fala que toda a frota da prefeitura, todo o maquinário, veículos que temos para levar os nossos pacientes em tratamento fora de Correia Pinto em centros especializados, o social com uma frota renovada, diz que a prefeitura só usa os veículos para desfile de sete de setembro e nada mais. Eu lamento uma declaração deste nível.  Mas a frota está aí, mais que desfilando na Pátria, atendendo a nossa população.  Isto eu digo com muito orgulho. A frota é infinitamente maior de quando eu assumi em 2009. 

JNT: A questão dos salários dos Servidores e os reajustes?

Vânio: Este é outro orgulho da minha gestão, paguei em dia e em muitos casos adiantado os salários de nossos servidores. Entre outras ações que fiz durante o meu período, sempre respeitei e valorizei os nossos servidores. Ao longo dos últimos 8 anos, concedemos religiosamente  reajuste de 51,15%. Pagamos sempre o percentual integral. Nunca parcelamos. É somente com eles juntos, parceiros que se consegue obter sucesso em uma administração. Isto me enche de orgulho em falar tudo o que a gente conseguiu fazer por eles, e os servidores sabem do que estou falando. O vale alimentação que concedemos a cada servidor, contribui com R$ 100 mil por mês de injeção de recursos no comércio. 

Outro orgulho da nossa administração, pagamentos dos salários em dia.   Vou completar neste mês de dezembro, 104 pagamentos de salários e 13º em dia, e em muitos meses adiantado. Na verdade a matemática é outra ainda. Como herdei folhas atrasadas em 2009, no meu primeiro mandato, eu vou totalizar 107 salários pagos. 

Para alcançar esta marca foi preciso muito planejamento e gestão. Minha equipe mostrou muita competência. Tudo o que eu prometi cumpri. Sempre com os pés no chão. Administração pública tem de dar o exemplo e nós alcançamos tudo isto. Na sexta feira, dia 16 de dezembro, mesmo com todos os compromissos financeiros, conseguimos compartilhar com os nossos servidores mais um Natal com uma bela e gostosa cesta. 

 

JNT? O que o Senhor deseja e não deseja para Correia Pinto? 

Vânio: Desejo muito sucesso a nova administração, que dê continuidade a todas as grandes obras e realizações que fizemos. Que permaneça oferecendo qualidade de vida ao nosso povo, que não deixe a autoestima do correiapintense cair, porque foi resultado de um grande esforço nosso, nestes oito anos, fazer a nossa comunidade voltar a acreditar em Correia Pinto e acreditar nos nossos políticos. Que a nova administração consiga em pouco tempo de gestão, colocar em funcionamento a policlínica, os postos de saúde, unidades de saúde, funcionando até às 22 horas todos os dias, resgatar o funcionamento do SAMU, a abertura da maternidade junto ao hospital, manter a qualidade e as premiações da merenda escolar de Correia  Pinto.  

Aumentar a arrecadação para oferecer mais serviços e obra a comunidade, realizar a festa do Peão Laçador, todos os anos daqui pra frente. Eu não consegui, mas desejo muito, que a próxima administração possa  contentar os CTG's, patrocinando todos os eventos que os nossos tradicionalistas promoverem e ajudar financeiramente cada CTG, quando nos representar fora de Correia Pinto, nos rodeios que acontecem aos finais de semana.  Promover muitos torneios no nosso Parque de Exposições, que vai ficar um dos mais modernos e funcionais do Estado. Será uma referência para o Tradicionalismo. 

JNT? Obras? O que dá pra falar?

Vânio: Muita coisa, uma enorme lista. Em todos os sentidos. Obras físicas, que ficam aí para a história de Correia Pinto contar. Obras que não aparecem, mas tiveram sua relevância. Obras que a comunidade não lembra mais, mas que na época era um caos. Estamos deixando um grande legado para nossa comunidade. Não aparece, mas é investimento na mesma proporção de uma obra física, mantivemos em dia durante todos estes anos, convênios com diversas entidades que ajudamos a manter e prestar um grande serviço à nossa comunidade. Convênio com a escola agrícola de São José do Cerrito. Custeamos as mensalidades todos estes anos de nossos alunos. Quem tinha o desejo fazer este curso técnico, nos ajudamos às famílias.

OBRAS EMBLEMÁTICAS:

Como a maior parte foi solucionada e a nossa comunidade não sofre mais com estes problemas, passa despercebida do dia-a-dia. 

Mas em 2009 quando assumi a administração, Correia Pinto, tinha problemas históricos graves, que nenhuma administração se pôs, pelo menos tentar resolver. Nós fomos atrás, apesar dos poucos recursos, buscamos parceiros e soluções. As enxurradas, alagamentos constantes na nossa querida Maria Parteira. Alguém viu mais algum alagamento por ali? Fomos buscar a solução iniciando a obra lá no outro lado da BR-116. Tivemos que fazer muitas reuniões com a Auto Pista  e diversas com a ANTT até a receber autorização para formalizar parceria e a gente fazer. Outro ponto grave de alagamento, na Tancredo Neves, próximo ao escritório da  Casan, onde resolvemos em 2010, realizando uma obra de infraestrutura moderna e de solução permanente. 

Em 2009, o Hospital estava fechando, por falta de alvarás de funcionamento, vigilância sanitária, rede de esgoto. Qualquer estabelecimento de qualquer atividade é e obrigatório ter estes documentos, lá não tinha nada. Fomos atrás quase um ano para regularizar tudo. Evoluímos tanto, que hoje o Hospital tem médicos 24 horas agora é só dar continuidade e mantê-lo funcionando. 

A fragilização do hospital serviu apenas para uma situação. Criou um ponto de taxi, aonde as pessoas chegavam lá, não tinha ninguém para atender, não tinha veículos para levar os pacientes, as pessoas tinham que pagar  um táxi e  fazer uma  corrida até Lages e às vezes Ponte Alta. Porque Correia Pinto, não prestava atendimento à nossa comunidade. Estamos deixando tudo isso funcionando e muito bem. Lembram como era a iluminação pública, ou melhor, como não era. Totalmente às escuras. Nunca mais a comunidade reclamou.  Muitos estão lembrando-se deste problema agora, lendo esta entrevista. Mas era bem grave, as pessoas ,principalmente dos bairros, sofriam muito com a escuridão que assombrava Correia Pinto.            

 

 

RITMO ACELERADO DE OBRAS.

Não diminuí o ritmo de trabalho da administração. Estou terminando meu mandato com o pé no acelerador,  realizando obras. Parque de exposições na sua reta final, vai ficar um dos mais modernos de Santa Catarina, a Praça Domingos Alves Rodrigues, totalmente revitalizada e linda, a comunidade que está falando isso. Será um dos locais mais aprazíveis e gostosos para a nossa comunidade e família para se reunirem. Ginásio da escola José do Patrocínio no bairro N.S. Senhora Aparecida, permanecemos mesmo após a eleição, com as ações de manutenção das estradas do interior. Isto só em dezembro. 

Lembram-se do caos que era a Rua Estados Unidos, no São João, vou ajudar a lembrar, era de paralelepípedo, asfaltamos, com o auxilio fundamental do deputado federal Mauro Mariani.

As ruas asfaltadas. A Avenida Tancredo Neves, totalmente revitalizada e com iluminação moderna.   Todos os bairros foram contemplados com nossas ações.  

 

JNT: Sua mensagem de final de ano e de mandato.  

Vânio: O maior orgulho de toda a minha vida, depois da minha família, foi ter sido prefeito de Correia Pinto. Um orgulho de olhar para traz e ver tudo o que conseguimos realizar. Nem eu esperava tanto, sou bem sincero, fizemos muito, porque o nosso povo nos ajudou. A equipe de secretários, colaboradores e servidores, o maior patrimônio da prefeitura. 

Eu vou ter, na verdade sempre tive, mas este final de ano em especial, um natal abençoado, muito feliz e com muita paz no meu coração, vou comemorar muito, porque fui prefeito de Correia Pinto e o povo esteve comigo sempre. Prazer e orgulho maior que este eu não posso querer. Sair da prefeitura de cabeça erguida, podendo olhar no olho de cada correiapintense, isto me enche de emoção. Sentimento que nunca mais vou esquecer vai me acompanhar em toda a minha vida. Sou e estou muito feliz, pela oportunidade que a nossa comunidade me concedeu de administrar Correia Pinto por oito anos. O meu muito obrigado e da minha família, à todas a família correiapintense.

Que Deus continue abençoando Correia Pinto. O nosso povo é muito especial.  

 

Celso Rogério deve iniciar trabalhos com equipe reduzida Anterior

Celso Rogério deve iniciar trabalhos com equipe reduzida

Mais uma ação do Rotary Próximo

Mais uma ação do Rotary

Deixe seu comentário