logo RCN
Klabin 120 anos

Klabin comemora 120 anos de história

  • Divulgação -

O Estado de Santa Catarina sempre teve um papel estratégico na história da Klabin.

Pautada pela inovação, resiliência e superação, a Klabin está celebrando 120 anos. A empresa brasileira possui uma trajetória de sucesso, iniciada ainda no século 19 e que tem como novo capítulo o recente anúncio de um ciclo de expansão, que contará com o maior investimento da história da empresa, R$ 9,1 bilhões para a construção de duas máquinas de papel para embalagens em Ortigueira (PR), que aliará tecnologia de ponta a uma experiência centenária. Ao longo das últimas décadas, a companhia tem demonstrado sua capacidade de crescimento e transformação, premissas que tornaram a Klabin a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder nos segmentos de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única companhia do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff.

A história da empresa, que teve início em 1899, após a chegada de seus fundadores e controladores - Klabin Irmãos e Companhia - ao Brasil, conta com importantes marcos, como a aquisição, em 1934, da Fazenda Monte Alegre, no Paraná, onde foi construída a primeira fábrica integrada de papel e celulose do Brasil. Em 1947, o mercado interno de papel imprensa passou a ser atendido, pela primeira vez, por uma empresa nacional, a Klabin.

Nas décadas de 1950 e 1970, a companhia iniciou um ciclo de expansão, com a instalação de unidades fabris nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Em 1998, a empresa foi a primeira do setor de papel e celulose das Américas a ter suas florestas certificadas pelo FSC® - Forest Stewardship Council® FSC-C022516.

Já no início do século 21, a companhia direcionou seus esforços para o segmento de papéis para embalagens e ampliou significativamente a capacidade de produção de papéis da Unidade Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR). Em 2016, a companhia inaugurou uma das mais modernas fábricas de celulose do mundo, a Unidade Puma, em Ortigueira (PR). E em 2017, a companhia construiu um moderno Centro de Tecnologia para fortalecer as suas frentes de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

Klabin em Santa Catarina

O Estado de Santa Catarina sempre teve um papel estratégico na história da Klabin. A empresa está instalada na região desde 1969 e atualmente possui unidades industriais nos municípios de Correia Pinto, Otacílio Costa, Lages e Itajaí, que produzem papel kraft, sack kraft, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais.

As atividades florestais da companhia na região também tiveram início na década de 1960. Além de preservar mais de 68 mil hectares de áreas de matas nativas nas regiões onde possui operações florestais no Estado, a Klabin mantém uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), o Complexo Serra da Farofa, com o objetivo de preservar a biodiversidade local e fomentar pesquisas científicas. A Unidade de Conservação fica em uma área de mata nativa de aproximadamente cinco mil hectares, dividida em seis grandes blocos, localizados nos municípios de Painel, Urupema, Rio Rufino, Urubici e Bocaina do Sul.

Pautada pela sua Plataforma de Investimento Social Privado, a Klabin mantém uma série de iniciativas nas localidades onde atua, visando gerar impacto positivo e promover o relacionamento com as comunidades vizinhas as suas operações. As ações priorizam quatro linhas de atuação: educação, desenvolvimento local, educação ambiental e desenvolvimento cultural. Em Santa Catarina, a companhia mantém diversos projetos socioambientais, entre eles, o Caiubi, que capacita professores para disseminar conceitos de consciência ecológica e contribuir na formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades com o meio ambiente. Até o momento, o programa já impactou 400 escolas, 1.242 professores e aproximadamente 200 mil alunos no estado.

Outra importante iniciativa da Klabin em Santa Catarina são os Fóruns de Desenvolvimento da Comunidade, realizados em Correia Pinto e Otacílio Costa. O objetivo é estimular o protagonismo dos habitantes no desenvolvimento local sustentável, envolvendo representantes da sociedade numa colaboração democrática e plural que visa a construção coletiva de um plano de ação para a região, relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.

A história de superação, visão de futuro e inovação, atributos que pautam os negócios da companhia desde a sua inauguração até os dias atuais, consolida a atuação da Klabin nos mercados interno e externo. Hoje, a empresa possui 18 unidades industriais, sendo 17 no Brasil e uma na Argentina, conta com aproximadamente 19 mil colaboradores diretos e indiretos, tem capacidade de produção anual de 3,5 milhões de toneladas de papel e celulose, e exporta seus produtos para mais de 70 países.

De olho nos próximos anos e ciente de que os produtos derivados de florestas plantadas são protagonistas de um futuro sustentável e mais eficiente, a empresa lançou o seu novo posicionamento: "Transformar o futuro é a nossa matéria-prima". O conceito é inspirado em seu poder transformador e no compromisso com a geração de valor compartilhado, com o objetivo de contribuir para a construção de um futuro melhor.

Assessoria de Imprensa - Klabin

Recursos para Correia Pinto Anterior

Recursos para Correia Pinto

Confira os trabalhos do Legislativo Correiapintense Próximo

Confira os trabalhos do Legislativo Correiapintense

Deixe seu comentário