logo RCN
Colunistas

ENTENDA SEU DIREITO

Setembro Amarelo e o crime de induzimento ao suicídio.

Por Dra. Karine dos Santos

Prezados (a) leitores (a)!

Dos dias 01 a 30, deste mês de setembro, o Brasil dedica-se em campanhas à prevenção do suicídio, a campanha Setembro Amarelo é organizada pela ABP - Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o CFM - Conselho Federal de Medicina, e no dia 10 deste mesmo mês a Organização Mundial de Saúde instituiu como o dia mundial da prevenção ao suicídio e o amarelo é a cor escolhida para representar este sentimento.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem sinais que merecem atenção quando o assunto é suicido sendo esses: comportamentos que denotam sofrimento emocional intenso, como quadros de depressão; comportamentos afastados e instáveis; mudanças drásticas de humor sem motivos aparentes; desesperança; avisos verbais que impliquem uma busca inconsciente de ajuda; entre outros.

E por falar nisso você sabia que induzir, instigar ou auxiliar alguém a cometer suicídio é crime?

Isso mesmo, esse crime está tipificado no artigo 122 do Código Penal que é àquele que induz, instiga ou auxilia a vítima a cometer suicídio.

Nesses casos a pena é de 6 meses a 2 anos de reclusão e se o suicídio venha a se consumar com o resultado morte a pena de reclusão aumenta de 2 a 6 anos.

Agora que você já sabe que induzir, instigar e auxiliar suicídio é crime, vamos entender separadamente essas palavras que estão descritas no tipo penal.

Induzimento: a pessoa cria na vítima a ideia de cometer o suicídio, induz a autodestruição.

Instigação: a pessoa reforça uma ideia que já é preexistente, isto é, quando encoraja e incentiva a vítima.

Auxilio: a pessoa presta assistência material à vítima.

Com a Lei 13.968/2019, o artigo 122 teve alteração e passou a conter o crime de automutilação, com a seguinte redação:

"Induzimento, instigação ou auxílio a suicídio ou a automutilação".

Foi incluído a participação em automutilação, ou seja, também passa a ser crime a conduta de instigar, induzir ou auxiliar alguém a praticar a automutilação.

Segundo o site do Estado de Santa Catarina no ano de 2020, de acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), foram registrados 769 suicídios, dos quais 79% (611) foram cometidos por pessoas do sexo masculino. Em 2021, até julho, mantém-se proporção semelhante, com 416 registros (336 do sexo masculino). No período de 2017 a 2020, a maior proporção dos óbitos concentrou-se na faixa etária de 30 a 59 anos; no entanto, a maior incidência está na faixa etária de 70 a 79 anos, com 13,1 óbitos a cada 100 mil habitantes nesta faixa etária.

Se você estiver considerando a ideia do suicídio pode procurar ajuda entrando em contato com o Centro de Valorização à Vida (CVV).

Esse é um projeto que fornece apoio emocional e prevenção do suicídio através de telefone 188, e-mail e chat do site www.cvv.org.br que tem atendimento 24 horas todos os dias da semana, o atendimento é de forma voluntária e gratuita para todos que precisam conversar. O serviço é totalmente sigiloso.

E vale lembrar que induzir, instigar e auxiliar a suicídio ou a mutilação é crime, em vez de julgar, vamos ajudar!

Em casos de dúvidas, procure uma advogada de sua confiança.


adv.karinedossantos@gmail.com



Secretaria da Agricultura inicia regularização fundiária de imóveis rurais em Correia Pinto Anterior

Secretaria da Agricultura inicia regularização fundiária de imóveis rurais em Correia Pinto

Casa Libre reabre sob nova direção em Correia Pinto Próximo

Casa Libre reabre sob nova direção em Correia Pinto

Deixe seu comentário