logo RCN

Dezembro Laranja

Confira na coluna da Dra. Saula.

A pele é o maior órgão do nosso corpo, responsável pela troca de calor e água com o ambiente, encarregado de proteger os órgãos internos contra bactérias e de captar e enviar para o cérebro informações sobre calor, frio, dor e tato.

O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum e representa mais da metade dos diagnósticos de câncer.

A maioria dos cânceres de pele é causada pela radiação UV, mas há outros fatores que aumentam o risco do câncer de pele não-melanoma.

Estes são alguns dos fatores de risco:

  • Já ter tido câncer de pele: a chance de ter outro é maior;
  • Exposição prolongada ao sol: expor-se a sol forte sem proteção de filtros (no mínimo fator 30) envelhece a pele e aumenta enormemente o risco de câncer no futuro;
  • Ter pele clara: O risco é bem maior entre pessoas brancas (loiras e ruivas) do que entre as negras ou afro-descendentes, o que não significa que negros não têm câncer de pele, só que é mais raro.
  • Cigarro: O fumo é fator de risco para vários tipos de câncer, entre eles o carcinoma espinocelular de lábio e boca.
  • Pessoas que possuem uma quantidade grande de pintas;
  • Pessoas que possuem cicatrizes há muitos anos, as quais apresentam ulcerações frequentes.

Medidas de proteção:

- Usar chapéus, camisetas e protetores solares;

- Evitar a exposição solar entre 10 e 16h (horário de verão); 

- Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta; 

- Usar filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou diversão;

- Observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas.As pintas que você observa no seu corpo que são assimétricas, com bordas irregulares, mais de uma tonalidade de cor e o diâmetro ultrapassar os 6 milímetros, apresentam maiores chances de serem um câncer de pele.  É sempre importante acompanhar a evolução da pinta sob suspeita.-Manter bebês e crianças protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses.

Porém, sol é vida, deixa as pessoas mais felizes e é necessário para a produção de vitamina D, é recomendado á exposição ao sol antes de usar o filtro solar de 15 a 20 minutos por dia, o correto é passar o protetor no rosto e deixar as pernas e braços sem, desta maneira as quantidades de vitamina D ainda estão garantidas. O importante é a prevenção e o diagnóstico precoce de alguma lesão suspeita, como uma pinta na pele de crescimento progressivo, que apresente prurido (coceira), sangramento frequente, ou mudança nas suas características (coloração, tamanho, consistência, etc.), com esses sinais de alerta procure atendimento médico.

 

Saula Letícia Eid

Médica Clínica Geral

CRM-SC 15685

Rua Getúlio Vargas , 272-Correia Pinto /SC

(49) 3015-5484

3º ganhador da Campanha Sonhos de Prêmios Cresol Anterior

3º ganhador da Campanha Sonhos de Prêmios Cresol

Coluna do Pierre Próximo

Coluna do Pierre

Deixe seu comentário