logo RCN

De Correia Pinto para o mundo

  • Divulgação. -

Jovem correiapintense fará um intercâmbio de aproximadamente um ano em Taiwan, ela foi selecionada pelo Rotary da cidade.

O Intercâmbio de Jovens do Rotary Club é uma oportunidade espetacular para jovens que desejam ter uma experiência internacional. Neste tipo de intercâmbio, o jovem pode passar de algumas semanas até um ano vivendo em casas de família e estudando no exterior. As famílias que recebem o estudante fornecem moradia, alimentação e auxílio na adaptação à nova rotina.

O Rotary Club de Correia Pinto promoveu um teste seletivo para escolher um jovem da cidade para vivenciar a experiência de um intercâmbio. A classificada foi Maria Rafaela Bueno Befart, ela fará um intercâmbio de aproximadamente um ano na cidade de Taichung em Taiwan, cujo idioma é o Chinês.

 Segundo Rafaela que embarca no próximo mês de agosto, a ideia do intercâmbio surgiu através de uma conversa com uma prima rotariana que mora em Lages, "Fiquei muito animada com a possibilidade de poder ter essa experiência, que é única na vida de um adolescente, pois a mesmo agregará conhecimentos culturais, linguísticos, experiência de vida bem como, o desafio de viver em um país estranho com pessoas e costumes muito diferentes. Sei que não será fácil ficar um ano longe da minha família, amigos e a comodidade de estar no próprio país, mas estou disposta a aceitar esse desafio através do qual ganharei muito aprendizado, farei novos amigos e também terei a chance de divulgar a beleza e os costumes do nosso país. Como rotariana tive a possibilidade de conversar com vários intercambistas, que por sinal adoram nosso país, e me senti segura para dar esse passo que é, ao mesmo tempo, sonhado e temido. Meus pais estão contentes, mas um pouco apreensivos. O apoio deles é essencial, haja vista, que vão pagar todas as despesas da viagem e um extra mensal, para que eu possa ter mais segurança. Eles também pensam que esta é uma grande oportunidade para que eu amplie meus horizontes em relação aos estudos, o comportamento humano e crescimento pessoal. Gostaria de citar que o apoio do Rotary Club Correia Pinto foi imprescindível para que eu pudesse participar deste intercâmbio", finaliza a intercambista.

Em 2004, Francisco Pierre Pereira Alves fez um intercâmbio de 40 dias nos Estados Unidos, permanecendo em torno de 10 dias em cada cidade e morando em casa de rotarianos americanos. Conforme Pierre foi uma das maiores e melhores experiências que tive, pois além do contato com as famílias, "conhecendo seu estilo de vida, costumes e hábitos alimentares, pude visitar empresas, hospitais, bibliotecas, presídios, propriedades rurais (lavouras, laticínios), Escolas, Prefeituras, Câmara dos Deputados, Base Aérea da Flórida, escritórios de contabilidade e advocacia, assistir audiências, conhecer projetos, sistema político-administrativo, enfim, muitas coisas que me enriqueceram culturalmente, como profissional, como cidadão e como pessoa", explicou.

Para a Presidente do Rotary em Correia Pinto, Neusa Thibes, o intercâmbio é mais um relevante serviço que a entidade vem prestar ao município, "além de propiciar a ida de uma estudante para outro país, para aprimorar e ampliar seus conhecimentos, este projeto acaba por auxiliar no desenvolvimento da cidade, pois, certamente, ao retornar, a intercambista trará muitas ideias e sugestões para todos nós. Por outro lado, no mesmo período, o Rotary de Correia Pinto também receberá o estudante Maximo Hermosillo Silva, que virá do México, e ficará um ano na casa dos rotarianos e demais pessoas interessadas, contribuindo para a divulgação e compartilhamento de cultura e troca de informações", finaliza.

SAIBA MAIS SOBRE O INTERCÂMBIO DO ROTARY:

- JNT: Quem pode participar nesta modalidade de intercâmbio?

Pessoas de 15 a 19 anos de idade têm a oportunidade de conhecer outras culturas, aprender novos idiomas e ampliar seus horizontes. Os Rotary Clubs patrocinam o programa em mais de 100 países, transformando os nossos jovens em verdadeiros cidadãos do mundo.

- JNT: Quais são os benefícios?

Os participantes têm a oportunidade de:

Desenvolver suas habilidades de liderança

Conhecer novas culturas e idiomas

Fazer amizade com jovens de outros países

Tornar-se cidadãos globais

 

- JNT: Qual a duração do programa?

O intercâmbio de longa duração cobre todo o ano letivo. Os participantes moram com diferentes famílias anfitriãs e estudam em escolas locais. O intercâmbio de curta duração pode durar de alguns dias a até três meses e é geralmente estruturado como excursão, estadia em casas de família ou acampamento de jovens no período das férias.

 

- JNT: Quanto custa participar?

Hospedagem e mensalidades escolares são cobertas pelo Rotary. Cada programa varia, mas geralmente os estudantes são responsáveis por:

Passagem aérea (ida e volta)

Seguro-viagem

Despesas com passaportes e vistos

Gastos durante o intercâmbio e qualquer viagem ou excursão adicional

 

- JNT: Quem pode hospedar um intercambista?

Hospedar um estudante é uma excelente experiência. As famílias anfitriãs oferecem estadia e compartilham seu dia a dia com os participantes do programa, envolvendo-os em atividades familiares, comunitárias e culturais. Todas as famílias passam por triagem e treinamento.

Para mais informações, contate o Rotary Club de Correia Pinto.

 

 

Construção da casa da Tia Lice deve iniciar nos próximos dias Anterior

Construção da casa da Tia Lice deve iniciar nos próximos dias

3.500 animais soltos nas ruas Próximo

3.500 animais soltos nas ruas

Deixe seu comentário