logo RCN

Coluna Jovens Empreendedores - ACIACOP

Sergio Roni Rodrigues Junior fala sobre inovação nas empresas familiares.

 

 

INOVAÇÃO EM EMPRESAS FAMILIARES

 

                Quando falamos em empresas familiares logo nos vem a cabeça uma estrutura rígida, com hierarquia seguida a risca, inflexível e com baixo grau de inovação. Grande engano de nossa parte. Em um estudo de mais de 3 décadas realizado pela Harvard Business School (Escola de Negócios Harvard) em 42 países, constatou que as companhias familiares tem índices de inovações mais bem sucedidos do que empresas públicas ou privadas de capital aberto.Este estudo aponta que as empresas lideradas por uma cultura familiar tem um cuidado maior com os gastos e uma rede de contatos valiosíssima, que seria fundamental no processo de inovação, aumentando também a eficiência dos projetos.

Mas como isto é possível? Primeiramente precisamos entender o que realmente significa o termo "inovação". Ao contrário do que muitos pensam, inovar não consiste apenas em criar um novo produto totalmente diferente do que existe no mercado, no mundo dos negócios a inovaçãopode ser interpretada de inúmeras formas, como por exemplo mudar o habitual que está intrínseco na gestão empresarial, simplificar algum procedimento, saber identificar e pensar em um modo diferente de resolver algum problema do seu cliente, entre tantas outras formas.

E é neste ponto que acredito que as empresas familiares tenham maior eficiência em suas inovações, pois as pessoas envolvidas estão mais engajadas no processo como um todo e tem o conhecimento de que o que realmente importa para o sucesso do negócio é reconhecer a necessidade de seu cliente e atender as suas expectativas. Por isso precisamos sempre levar em consideração neste processo de inovação:

  1. Qual problema estamos resolvendo para o cliente? Preço,tempo,burocracia,tecnologia? Seja qual for a resposta, tenha em mente que se a sua empresa não está resolvendo um problema REAL do consumidor, suas chances de ter sucesso no projeto são mínimas.
  2. Esta inovação proposta incorpora os valores da empresa, sua tradição e história? Muitas vezes uma inovação pode trazer turbulência nestes aspectos, descaracterizando uma empresa e podendo também levar ao fracasso da ideia e até mesmo da organização. Por isto, não inove somente por inovar, analise se isto vai estar realmente incorporado a cultura da organização.
  3. O capital financeiro para desenvolver esta inovação está em sintonia com as disponibilidades da organização? Este custo é diluído no processo e representa um resultado positivo para organização? Muitas vezes um processo de inovação dispende uma grande quantidade de recursos financeiros, tempo, etc, e isto deve ser analisado se também está de acordo com a realidade da empresa.

Vários estudos e pesquisas também trazem o relato do choque entre as gerações em uma organização familiar, e isto é um ponto que deve ser muito bem trabalhado por todos os membros da gestão para evitar um desgaste na organização e na própria família. Por isto é muito importante saber trabalhar em conjunto, realizar um planejamento a médio e longo prazo incluindo estes aspectos de inovação na estratégia da empresa. Acredito que a mistura de gerações ajuda a equilibrar as decisões e objetivos da empresa, fazendo com que sejamos nem tanto conservadores, nem tanto ousados em nossas ações.

As empresas crescem com a mudança. Se o mundo e as pessoas mudam, porque é que as empresas não haveriam de mudar também? É uma questão de adaptação para a sobrevivência. Encaremos a mudança com interesse e não com receio. É necessário analisar e compreender as tecnologias emergentes e percebem o modo como estas se poderão integrar em nossas empresas e como poderão beneficiá-la.

Por isto fica a reflexão, como estamos abordando o tema "inovação" em nossas organizações? Estamos atentos ao que o mercado, ao que nossos consumidores estão demandando? Estamos cientes de que o processo de mudança e global e precisamos nos adaptar a isto?

               

                 Espero que tenha gostado da leitura. Segue abaixo meu contato se tiver algum comentário, dúvida ou sugestão sobre o tema.

 

Sergio Roni Rodrigues Junior

Coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores - ACIACOP.

Fone: (49) 99982 5905

E-mail: juniorsrr5@hotmail.com

www.facebook.com/Aciacopjovem

www.instagram.com/aciacopjovem/

Vereadores reúnem- se com a comunidade Anterior

Vereadores reúnem- se com a comunidade

Homem agredido com golpe de foice em Correia Pinto Próximo

Homem agredido com golpe de foice em Correia Pinto

Deixe seu comentário