logo RCN

Calorão continua em Correia Pinto

Terça e quarta-feira terão maior risco de chuva, porém com pouca intensidade.

A semana começa com temperatura amena pela manhã e máxima de 31°C nesta segunda-feira, 16. Assim deverá ser durante toda esta semana, as temperaturas mínimas devem variar entre 15°C e 20°C. Terça e quarta-feira terão maior risco de chuva, mas com pouca intensidade, precipitação entre 10 e 18 mm com pancadas isoladas. O índice ultravioleta IUV - que mede o nível de radiação solar na superfície da terra continua altíssimo. Quanto mais alto o índice, maior o risco de danos a pele e o aparecimento de câncer.

Veja abaixo a relação entre os índices e os cuidados a tomar: 

 

1) Proteja sua pele: o uso de protetores solares, além de evitar queimaduras, protege contra diversos tipos de câncer de pele. A doença teve aumento de 55% no número de mortes nos últimos 10 anos, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Para pele oleosa, pode-se usar o protetor solar em gel, gel-creme ou loção livre de óleo. O filtro solar em spray é bom para o couro cabeludo e áreas com bastante pelos. Para pernas e em pessoas com pele mais áspera, como idosos, podem ser usados em loção cremosa ou cremes. Não esqueça de aplicar o protetor nas orelhas, pés, mãos e lábios. A Sociedade Brasileira de Dermatologia não recomenda o uso de protetores em crianças menores de seis meses, que devem ser substituídos por barreiras físicas como bonés, chapéus, óculos escuros e, se possível, roupas compridas. Já existem roupas com filtros solares. Para crianças com idade acima de 6 meses é recomendado o uso de protetores infantis com menor concentração dos agentes ativos e produtos mais hipoalergênicos.

2) Cuidado com as lesões causadas pelo Sol: quando já ocorreram as queimaduras solares, use compressas frias com soro fisiológico ou chá de camomila. E evite novas exposições solares até a melhora. Fique atento, em caso de existência de bolhas ou secreção, procure ajuda para prescrição médica adequada.

3) Atenção com o manuseio de frutas cítricas: elas apresentam substância chamada de psoralênicos, que favorecem a absorção da radiação ultravioleta, gerando assim a queimadura de pele, chamadas de fitofotodermatoses. Essas queimaduras podem ocorrer até dois ou três dias após a exposição solar. Por isso, evite manusear limão, maracujá e tangerina antes ou durante a exposição solar e lave bem as mãos quando usá-los.

4) Fuja das micoses: comuns nesta época do ano devido ao calor e à constante umidade, criando um ambiente propício ao seu desenvolvimento. Prefira roupas leves, claras e de algodão, evite compartilhar roupas e calçados e os troque diariamente, não fique muito tempo com roupas de banho molhadas, evite banhos muito quentes, enxugue bem a pele após o banho e adote uma alimentação saudável, com frutas, verduras, legumes e proteínas.

 

 

 

Fonte: Climatempo e Vida e Saúde.

 

 

Spotech Ultranet em novo endereço em Correia Pinto Anterior

Spotech Ultranet em novo endereço em Correia Pinto

Mergulhadores encontram corpo na Barragem Próximo

Mergulhadores encontram corpo na Barragem

Deixe seu comentário