logo RCN
Colunas

AS MILAGROSAS PASTAS CLAREADORAS

  • Dr Pedro Mânica -

Por Dr. Pedro Mânica

Essa semana um paciente me procurou para realizar procedimento de clareamento dental, durante a consulta comentou comigo sobre a pasta de dentes que estava usando no momento, segundo ele o último lançamento em pastas clareadoras com carvão ativado na fórmula, que ele já vinha usando outras há tempos, mas essa realmente parecia funcionar, segundo ele.

Pensei comigo na hora o quão forte pode ser o marketing, nos enganando a comprar coisas “milagrosas” mas sem comprovação alguma que no final só nos frustram. Comentei com ele que não se prova eficaz usar estas pastas, que normalmente os dentes claros após a escovação com elas não passam de ilusão de ótica, muito menos usá-las com frequência pois quando realmente há carvão na formula, suas partículas poderiam causar forte sensibilidade, sendo que ao entrar em contato com o esmalte do dente, com o passar do tempo, vão desgastando devido ao atrito causado. 

Ainda vale lembrar, que algumas contém ácidos em sua composição que estas sim podem, talvez, mostrar alguma eficácia na primeira escovação, porém, com o passar do tempo irá desgastar a superfície do dente muito mais do que apresentar resultados clareadores.

Ele ainda me confirmou: “Bem que eu vinha sentindo sensibilidade com coisas geladas mesmo.” Orientei então para comprar uma pasta que diminuísse a sensibilidade, pois estas sim têm comprovação científica. Uma escova boa também é indispensável, cerdas retas e macias, e escove os dentes em movimentos circulares e sem excesso de força, pois muita força causará retração da gengiva e consequentemente sensibilidade.

Então meus caros vale lembrar a dica: Clareamento só com orientação do seu dentista, e carvão só no churrasco!


Alagamentos em vários pontos em Correia Pinto Anterior

Alagamentos em vários pontos em Correia Pinto

Klabin avança no manejo sustentável de áreas florestais em Santa Catarina Próximo

Klabin avança no manejo sustentável de áreas florestais em Santa Catarina

Deixe seu comentário