logo RCN
Mensagem

ADVENTO: O MISTÉRIO DE CRISTO QUE VEM

Por Padre David Bruno Goedert, Paróquia Nossa Senhora dos Campos.

A cada ano em nossas comunidades cristãs, o Tempo do Advento abre o ano litúrgico e nos prepara para as festividades do Natal do Senhor Jesus. Neste Tempo a Igreja nos exorta a renovar continuamente a lembrança de tão grande amor de Deus para conosco. Ensina-nos também que a vinda de Cristo não foi proveitosa apenas para seus contemporâneos, mas que sua eficácia é comunicada a todos nós se, mediante a fé e os sacramentos, quisermos receber a graça que ele nos prometeu, e orientar nossa vida de acordo com seus ensinamentos.

O Advento celebra a vinda de Jesus Cristo no tempo e na história dos homens para trazer-lhes a salvação, sendo por tanto um tempo de expectativa que deve ser vivido em plenitude. Antes de celebrar o nascimento de Jesus, somos chamados a proclamar que o Senhor vem a nos prepararmos para sua vinda.

Três são as figuras que guiam o cristão na preparação para a vinda do Senhor: o povo de Deus do Antigo Testamento encarnado em Isaías; o Profeta Precursor, João Batista, que preparou o caminho e mostrou o Messias presente entre o povo; e Maria, que vem preparar mais especialmente o natal de Jesus. O refrão que perpassa todo esse tempo é: Vinde Senhor Jesus!!!

O símbolo mais conhecido é a coroa do Advento que com suas quatro velas nos convida a uma atitude de vigilância, que é própria do tempo. As Velas da Coroa do Advento possuem uma ordem que devem ser acesas, começando pelo primeiro Domingo do Advento. 1° Verde - Deve ser acendida no primeiro domingo do Advento, representada pelo verde que é a esperança que é trazida pelos profetas que anunciam a vinda do Messias. 2° Vermelha - A segunda vela a se acender, a cor vermelha que representa o amor de Deus, também representa a anunciação feita por João Batista. 3° Roxa - O roxo durante o advento representa a alegria da chegada do Senhor que se aproxima cada vez mais. 4° Branca - A vela que representa a pureza do Branco, além da luz que vem da Virgem Maria, na chegada de seu filho O Messias.

Palavras chaves do advento são espera e esperança, vigilância e acolhimento. Vigiar na espera de Cristo é uma atitude semelhante à da espera de um amigo ou de um noivo (por parte da noiva). João Batista descreveu tal espera alegre com as seguintes palavras: "Quem tem a esposa é o esposo, mas o amigo do esposo, que está presente e o ouve, é tomado de alegria à voz do esposo. Essa é minha alegria, e ela é completa" (Jo 3,29).

O advento nos ajuda a renovar nosso fervor missionário de anunciadores do reino messiânico ao mundo inteiro, reino de amor, de justiça e de paz, do qual o natal se mostra como primícia e uma garantia preciosíssima. A espiritualidade do advento é uma espiritualidade comprometida, que nos leva a ser uma Igreja para o mundo e para toda a humanidade fonte de esperança e alegria.


Bombeiro Mirim em Correia Pinto Anterior

Bombeiro Mirim em Correia Pinto

32 anos da Associação dos Aposentados de Correia Pinto Próximo

32 anos da Associação dos Aposentados de Correia Pinto

Deixe seu comentário