logo RCN
Colunistas

Importância da atividade física para a coluna

Por Dra Edmara Bastos Ludwig.

A coluna é uma estrutura fundamental. Ela é responsável por manter o corpo humano em pose ereta (em pé). Além disso, constitui um eixo de comunicação entre as estruturas dos sistemas nervosos periférico e central.

Diversos estudos realizados no mundo todo nos últimos anos mostraram que o exercício físico é eficaz na prevenção da dor nas costas e na melhora das limitações funcionais. Podem ser praticados por todas as idades, sob a orientação de um  profissional competente.

Arquivo pessoal

Com a prática de exercícios como a musculação, por exemplo, ocorre o fortalecimento da musculatura e consequentemente a maior sustentação dos ossos. Além disso, aumenta a lubrificação das cartilagens, melhora o desempenho das articulações e reduz dores em geral.                                                                                  

  Cerca de 80% das pessoas têm ou terão dor nas costas sem nenhuma causa específica em algum momento da vida. Obviamente, esses números são acentuados quando a população é sedentária, não tem hábitos saudáveis, não pratica esporte e não segue nenhum padrão de alimentação saudável.

A prevenção é a melhor forma de evitar sofrimento com dores na coluna ou desenvolver problemas ainda mais sérios. Praticar exercícios físicos é primordial para você prevenir e evitar as dores na coluna, além de combater transtornos psicológicos, como a depressão e ansiedade, eliminar gorduras ruins presentes no organismo, prevenindo acidentes cardiovasculares e assim fortalecendo também ossos e músculos.

Por isso, encontrar um exercício que se encaixa dentro da sua rotina e de suas limitações, é essencial para que você possa aproveitar todas as vantagens que eles podem proporcionar.

Agora que você sabe que a atividade física vai além do emagrecimento e da parte estética, comece a praticar agora!

Mexa-se!

Vem aí o 6º Bazar da Moda em Correia Pinto Anterior

Vem aí o 6º Bazar da Moda em Correia Pinto

Tradicionalismo Gaúcho Organizado Próximo

Tradicionalismo Gaúcho Organizado

Deixe seu comentário