logo RCN

Nilmara fala sobre seus primeiros meses na função como vereadora

Desde que assumiu como vereadora em janeiro, Nilmara Endres afirma que está se dedicando intensamente à sua missão de representar a população, ao mesmo tempo em que continua seu trabalho como técnica de enfermagem no hospital durante a noite. A vereadora salienta que são duas funções desafiadoras, mas extremamente importantes para o município. O ritmo tem sido acelerado, com muitas demandas e a necessidade de estar em constante movimento, seja nas ruas, seja na Câmara Municipal.

Nesse período, Nilmara apresentou 15 indicações, 2 moções e teve um projeto de lei aprovado, ela ressalta que o trabalho vai muito além desses números. Cada dia é um desafio, cada pedido da população é uma oportunidade de fazer a diferença. “Tenho visitado bairros, escutado os moradores e buscado soluções para as necessidades da cidade, com um compromisso constante de atender com agilidade e eficiência”, pontua.

Entre as conquistas desse início de seu mandato, ela destaca a aprovação da lei que proíbe fogos de artifício com estampido, segundo ela, uma vitória significativa para a cidade, especialmente para autistas, idosos, bebês, pessoas hospitalizadas e animais, que sofrem com o barulho excessivo. Nilmara reforça que o objetivo dessa lei não é impedir a diversão ou as comemorações, mas modernizá-las de forma mais inclusiva e empática. A vereadora acredita que o uso de fogos silenciosos, que já é realidade em várias cidades de Santa Catarina e do Brasil, demonstra um avanço da sociedade, que tem evoluído em direção a mais respeito e sensibilidade para com o próximo.

“Os fogos sem estampido são uma alternativa que cria espetáculos visuais incríveis, muito mais bonitos, e que não prejudicam quem tem sensibilidade ao barulho. No caso dos autistas, por exemplo, o estampido pode gerar crises, tornando momentos de celebração em experiências traumáticas. Para os animais, o impacto também é enorme, e muitos acabam se ferindo ou se perdendo por causa do pânico causado pelos fogos tradicionais. Com essa mudança, estamos promovendo mais inclusão, mostrando que a festa pode ser mais bonita e, ao mesmo tempo, mais respeitosa com todos, ” enfatiza.

Além do trabalho como vereadora e técnica de enfermagem, Nilmara segue firme na causa animal, que sempre foi sua principal bandeira. Ela conta que sabe que as expectativas são altas, e entende que a população tem todo o direito de cobrar, pois, isso faz parte do seu compromisso com a cidade e reforça ainda mais sua dedicação. “Estou aqui para trabalhar, para dar o meu melhor e buscar soluções reais. Mas também é fundamental lembrar que o compromisso com as grandes causas – incluindo a causa animal – não pode ser responsabilidade de uma única pessoa. Todos os vereadores têm o dever de atuar em prol da cidade como um todo. A população tem o direito de cobrar resultados não apenas de mim, mas de todos os representantes eleitos, porque cada um de nós tem a responsabilidade de contribuir para o bem comum”, reforça.

“A cobrança e a quantidade de contatos aumentaram desde que assumi o cargo, mas essa rotina já fazia parte da minha vida. Antes de estar vereadora, já dedicava meu tempo a ajudar os animais e sempre fui procurada por muitas pessoas que precisavam de apoio, resgates, orientação e soluções. Agora, essa demanda se expandiu. E eu compreendo essa procura, porque sei que muitas pessoas se sentem sem saída e veem em mim alguém disposta a ouvir e lutar por elas. Esse compromisso nunca foi apenas uma escolha, sempre esteve presente na minha vida, e sigo com essa mesma dedicação, agora com ainda mais responsabilidade.

Mas preciso dizer: não é fácil. Trabalhar com pessoas e animais, lidar com suas dores, suas histórias, suas fragilidades, tudo isso pesa. A gente aprende a carregar, mas nunca deixa de sentir. No hospital, vejo de perto o sofrimento de muitas famílias, a luta de quem está doente, a realidade de quem muitas vezes só precisa de um pouco mais de cuidado e atenção. Na causa animal, também é difícil ver tanta maldade, tanto abandono, tanta crueldade. Não é só um trabalho, é algo que afeta profundamente o emocional da gente. Muitas vezes, me pergunto como o ser humano pode ser capaz de tanta indiferença, de tanta brutalidade. E são nesses momentos que lembro por que luto tanto, por que insisto, por que não desisto.

Ainda temos muito o que fazer, e tenho certeza de que coisas boas estão por vir. Estou ouvindo a população, buscando soluções e me esforçando ao máximo para responder às necessidades de todos. Acredito que, com a colaboração de todos, podemos construir uma cidade mais justa, mais inclusiva e mais próspera. Nas minhas redes sociais está meu número de contato, estou sempre à disposição para ouvir e responder a cada um de vocês. Embora possa levar algum tempo, peço compreensão, porque cada demanda é tratada com seriedade e compromisso.

Estamos trabalhando intensamente e, em silêncio, construindo grandes parcerias que, em breve, trarão frutos e resultados positivos para nossa cidade”, finaliza a vereadora Nilmara Endres.

Edital Anterior

Edital

Correia Pinto terá mutirão de empregos Próximo

Correia Pinto terá mutirão de empregos

Deixe seu comentário