Conselho Tutelar de Correia Pinto se mobilizou no combate à violência sexual contra crianças
Durante todo o mês de maio a equipe do Conselho Tutelar realizou várias ações.
O Maio Laranja surgiu a partir de um caso brutal ocorrido em 18 de maio de 1973, em Vitória, no Espírito Santo. Na época, uma menina de oito anos, chamada Araceli, foi sequestrada e sofreu violência sexual, além de ser drogada e assassinada. Os três réus acusados foram absolvidos em 1991.
Diante do caso, entidades de proteção e sociedade civil mobilizadas e indignadas, fomentaram a criação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes. A data foi sugerida para 18 de maio, dia do assassinato de Araceli, tornando-se oficial nos anos 2000, a partir da aprovação da Lei Federal nº 9.970/2000.
Em Correia Pinto, durante todo o mês de maio a equipe do Conselho Tutelar realizou várias ações para conscientizar a população sobre o assunto. As conselheiras estiveram em escolas municipais e CEI’s, onde trabalharam o tema com as crianças. Ações no comércio local também foram desenvolvidas, através de vitrines, etc. Vídeos foram publicados nas redes sociais da entidade, bem como, a participação no programa The Garpão.
No dia 18 dia de maio, Dia Nacional do combate ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil, elas realizaram uma mobilização no centro da cidade com distribuição de materiais, conscientização da população e visita aos estabelecimentos comerciais.
Denúncias
As conselheiras enfatizam a importância das denúncias, que podem ser feitas pelo Disque 100, Ministério Público, PM, Conselho Tutelar pelo 49 3243-1412 e 99992-5795 ou ainda, na AV. Tancredo Neves, 590, centro.
Deixe seu comentário